Homenagens marcam entrega da obra de revitalização da OAB em Santarém

• Por OAB Santarém
  • 15/06/2021

A sede da maior e mais antiga Subseção da OAB na Amazônia está toda revitalizada. Na última sexta-feira (18), o presidente da Ordem no Pará, Alberto Campos, entregou a obra e inaugurou a nova fachada da subseccional, cujo nome homenageia Ubirajara Bentes de Souza Filho. Na ocasião, houve ainda a aposição da fotografia do homenageado na “Galeria de Ex-Presidentes” e a inauguração da Central de Digitalização e Sala de Vídeo.

Homenagem atende pleito da subseção, cujo Conselho Subseccional aprovou a proposta à unanimidade. Grande liderança da advocacia na região oeste, Ubirajara Bentes de Souza Filho presidiu a instituição por 8 anos e faleceu no dia 17 de novembro de 2020. O advogado e professor contribuiu consideravelmente para a defesa das prerrogativas, investimentos em qualificação, inclusão digital e consolidação do processo de interiorização da Ordem.

Em seu discurso, o presidente Alberto Campos destacou que todos os presidentes de subseções recordam e sentem saudades do Ubirajara Bentes de Souza Filho. “Nós sentimos falta do exemplo. Sentimos falta da figura não só de líder, mas da figura humana”. Na sequência, o diretor seccional frisou que o dia era de comemoração “Festejemos! Festejemos a figura do líder, do amigo e do irmão. Em homenagem ao presidente Ubirajara, a OAB Santarém vai seguir em frente!”, concluiu.

Presidente da subseccional, Ítalo Melo de Farias declarou que “seria impossível substituir o Dr. Ubirajara pela grandeza, pela abnegação e entrega que ele teve à OAB Santarém”. Para dar prosseguimento ao trabalho, o novo presidente da subseção santarena defendeu que será necessária muita união. “Podemos nos tornar mais próximos e equivalentes no nosso trabalho. O compromisso é não dar nenhum passo para trás. Meu objetivo não é ser maior que o mestre, mas equivaler e tentar ser igual”, finalizou.

Secretário-geral da OAB-PA e presidente da Comissão de Defesa de Direitos e Prerrogativas, Eduardo Imbiriba enfatizou que Ubirajara Bentes de Souza Filho representava o ideal que todos os membros do Sistema OAB-PA devem ter. “O ideal, dentro de si, que é o de servir à instituição, aos nossos colegas de profissão, aos nossos semelhantes e à sociedade”. Além disso, Imbiriba enalteceu a transparência do trabalho desenvolvido pelo homenageado. “O Ubirajara fazia muito bem. Pleiteava o que ele achava necessário para a subseção e para a advocacia da região. Prestava conta do que estava fazendo, assim como o presidente Alberto Campos faz”.

A vice-presidente da seccional paraense, Cristina Lourenço, fez questão parabenizar a viúva de Ubirajara Bentes de Souza Filho, Ana Cláudia Waughan, por todo o apoio que deu ao ex-presidente da subseccional na luta em prol da advocacia regional. “Ana Cláudia, o Ubirajara sempre teve você ao lado dele para garantir todo o suporte e logística”, relembrou. Ao salientar que as homenagens eram merecidas, a diretora seccional afirmou que Ubirajara Bentes de Souza Filho “era um grande defensor da advocacia e das prerrogativas”.

Um dos filhos do homenageado, Higor Matheus lembrou a liderança exercida pelo pai. “Aqui, compartilhou experiências e liderou uma equipe que colocou a OAB Santarém nos trilhos. Lutou pelo direito de todos e hoje é uma inspiração”. Além de homenagear o ex-presidente Ubirajara Bentes de Souza Filho, a obra de revitalização da sede da subseção santarena beneficia também advogadas e advogados que atuam em Alenquer, Belterra, Curuá, Mojuí dos Campos e Rurópolis.

O diretor-tesoureiro, André Serrão, o conselheiro federal pela OAB-PA, Sérgio Pinheiro, o ouvidor-geral da OAB-PA, João dos Anjos, e os conselheiros seccionais Diogo Condurú, Alano Pinheiro, Isaac Magalhães e Braz Mello também participaram da cerimônia, além de diretores e conselheiros subseccionais. Houve ainda entrega de carteiras de integrantes da Comissão de Defesa de Direitos e Prerrogativas.