A OAB Subseção Santarém foi criada oficialmente no dia 21 de maio de 1979 e instalada no mesmo ano, no dia 07 de dezembro. É a mais antiga Subseção do interior do Pará e da Amazônia.
Com 43 anos de existência, a OAB Subseção de Santarém conta atualmente com 1.600 advogadas e advogados regularmente inscritos.
Na mesma data da sua instalação, ocorreu a primeira eleição para a Diretoria da Subseção, sendo eleito como primeiro presidente o Dr. Benedito Fernandes da Silva, que dirigiu a Ordem santarena por 3 (três) anos, período em que a OAB fixava seus trabalhos numa das salas do Fórum desta Comarca.
Em 1985 o Advogado José Olivar Azevedo foi eleito o 2º presidente, sendo reeleito por mais dois mandatos. Com o apoio do Governador Hélio Gueiros e do Prefeito e Advogado Ronan Liberal, adquiriu o imóvel onde está a atual sede.
No decorrer desses 43 anos, também presidiram a OAB Subseção, os advogados José Ronaldo Dias Campos (3º - 3 anos), Evandro Diniz Soares (4º - 3 anos), Miguel Borghezan (5º - 3 anos), Antônio Eder Coelho (6º - 3 anos), Rodolfo Geller (7º - 6 anos) Ana Campos da Silva Calderaro ( 8ª - 3 anos), José Ricardo Geller 9º - 3 anos), Ubirajara Bentes de Souza Filho (10º - 8 anos). O atual presidente é o advogado Ítalo Melo de Farias.
A jurisdição da Subseção Santarém abrange os municípios de Santarém, Belterra, Alenquer, Curuá, Mojuí dos Campos e Rurópolis, e conta atualmente com 23 (vinte e três) Comissões Internas de Trabalho, que atuam ativamente em toda sua jurisdição, aproximando-se com a sociedade, especialmente com os movimentos sociais, na defesa das prerrogativas e investindo na educação jurídica continuada.