OAB Santarém realiza lançamento do "Projeto OAB Presente", "Selo de 45 Anos" e "Parlatório Virtural"

• Por OAB Subseção Santarém
  • 07/02/2024

A OAB Seção Pará e Subseção Santarém, em conjunto com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), inauguraram na noite desta quarta-feira (07), na sede da Ordem Santarena, a sala do “Parlatório Virtual”. Além disso, foi realizado o lançamento do "Projeto OAB Presente" e o "Selo comemorativo dos 45 anos de fundação da OAB Santarém".

"Hoje é um dia muito especial, quando lançamos diversas iniciativas no âmbito da Subseção. A primeira delas foi o lançamento da ação OAB Presente que visa trazer uma OAB itinerante, uma OAB que vai visitar as instituições, os escritórios de advocacia, pra juntos desse diálogo formatar e alinhar os rumos da nossa gestão e das iniciativas que devem ser feitas a favor da advocacia. Também aproveitamos para lançar o selo comemorativo dos 45 anos da Subseção de Santarém, a primeira da Amazônia. É um selo que visa ser uma identificação de todas as ações que serão realizadas nesse ano. Entendemos que será um ano comemorativo. Um ano completo de ações dos 45 anos. Por último, tivemos a alegria de estar inaugurando esse espaço de serviço para a advocacia, o Parlatório Virtual", destacou o presidente da OAB Santarém Ítalo Melo.

Os parlatórios virtuais são equipados com computador, webcam e aparelho de som, que possibilitam as audiências entre advogados e clientes, em qualquer unidade penal do Estado do Pará.

"E hoje, trazendo mais um serviço aqui dentro da nossa sede, que é uma comodidade pra nossa advocacia, que é o Parlatório Virtual, onde tanto os advogados da nossa Subseção quanto os advogados em trânsito poderão agendar e, aqui na nossa sede da Subseção, fazer a entrevista reservada com o cliente", ressaltou a vice-presidente da OAB Subseção Santarém Pânysa Monteiro.

Por meio do parlatório, há mais segurança e comodidade para entrevistas virtuais e reservadas, sem que o advogado precise se deslocar até a unidade penal.

"Hoje é um dia muito especial. Um dia em que a gente celebra cada vez mais essa união, essa cooperação entre as instituições Ordem dos Advogados do Brasil e Secretaria de Administração Penitênciária. E hoje, aqui, em especial, aqui em Santarém. Aqui na nossa Subseção, estamos vendo o Parlatório Virtual que vai possibilita ao advogado criminal vir até aqui, exerção sua prerrogativa de entrevista pessoal reservada com o seu cliente e não só a advocacia de Santarém, a advocacia em trânsito também terá o direito de usufruir desse local adequado, desse local muito bem preparado, muito bem equipado para que o advogado possa exercer a advocacia com dignidade, na sua plenitude", disse o presidente da OAB Seção Pará Eduardo Imbiriba.

Somente locais credenciados pela Seap podem ter os parlatórios virtuais. Em Santarém, a ferramenta funcionará na sede da Ordem Santarena.

Fonte: OAB Subseção Santarém.