Palestra da conselheira federal da OAB Cristina Lourenço aborda garantias no pleno exercício da advocacia

• Por OAB Subseção Santarém
  • 10/10/2023

A OAB Subseção Santarém, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, realizou na tarde desta terça-feira (10), no auditório Amando Homem de Siqueira Cavalcanti, a palestra da conselheira federal da OAB Cristina Lourenço que abordou o tema “Garantia de Pleno Exercício da Advocacia”.

A presidente da Comissão do Direito da Mulher Jakelyne Mendes, destacou que durante o encontro a conselheira pode trazer informações extremamente relevantes, ressaltando a importância da proteção da atuação das advogadas, especialmente às jovens advogadas.

Leia também:

OAB Subseção Santarém participa da programação de abertura da Campanha Municipal do Outubro Rosa

OAB Santarém participa de reunião de trabalho que discutiu minuta de Projeto de Lei que beneficia pessoas com deficiências ocultas

COJAD promove III Edição da Mentoria do PJE

“Segundo dados que a conselheira federal nos trouxe, são as jovens advogadas que mais sofrem com a violação das suas prerrogativas. Além disso, abordou exemplos icônicos de violações de prerrogativas de âmbito nacional, inclusive o que ocorreu recentemente no TRT8, nesta terça-feira (10), com a violação das prerrogativas de uma advogada grávida”, informou a presidente da Comissão do Direito da Mulher Jakelyne Mendes.

Cristina Lourenço

Doutora em Direito pela Universidade Sevilha. Mestre em Ciências Jurídico - Criminais pela Universidade de Coimbra. Graduada em Direito pela Universidade da Amazônia. Membro Consultivo da Escola Nacional de Advocacia desde 2016. Coordenadora Regional Norte do Conselho Federal da OAB (CFOAB) para o Exame de Ordem. Coordenadora da Pós-graduação em Ciências Criminais e da Pós-graduação em Direito Público do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa). Professora convidada do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Direito de Vitória (FDV). Professora de Direito Penal e Criminologia da Graduação e Pós-graduação em Direito do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) da Faculdade Estácio/FAP e da Faculdade Esamaz. Vice-presidente da OAB Pará (2019-2021). Advogada Criminalista. Foi diretora Geral da Escola Superior de Advocacia do Pará (2016-2018). Foi membro da Comissão de Estudos Penais da OAB/PA (2016-2018). Foi membro da Comissão de Educação Jurídica da OAB/PA (2016 -2018). Foi membro do Conselho de Justiça e Direitos Humanos vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Governo do Estado do Pará (2016-2018). Foi vice-presidente do Conselho de Política Criminal e Penitenciária vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Governo do Estado do Pará (2016-2019). Foi conselheira Seccional da OAB/PA (2013-2015). Foi diretora do Departamento de Direito Criminal da ESA/OAB/PA (2003-2015). Foi presidente da Comissão de Educação Jurídica da OAB/PA 2013 - 2015. Foi membro da Comissão de Exame de Ordem da OAB/PA (2013 – 2015). Foi membro da Comissão Especial de Direito Educacional do Conselho Federal da OAB (2013 – 2015).

Fonte: OAB Subseção Santarém - Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.