728 x 90

Caso de indígena e líder religioso que teve casa depredada será acompanhado pela OAB Subseção Santarém

  • Por OAB Subseção Santarém
  • 27/09/2023
img

O indígena e líder religioso Paulo Borarí foi recebido nesta terça-feira (26) na sede da OAB Subseção Santarém, quando pode relatar o caso de violência que sofreu. 

Participaram da reunião o presidente da OAB Subseção Santarém Ítalo Melo, o indígena Arnaldo Kumaruara, além da advogada e membro da Comissão de Promoção à Igualdade Étnico-racial Iranilda Canto.

Segundo Paulo Borarí, na madrugada do dia 11 de setembro (segunda-feira), ele foi ameaçado de morte sob a justificativa de discriminação religiosa e de orientação sexual, além disso teve sua casa, localizada no Bairro Amparo, alvejada por pedras. A Polícia Militar (PM) foi chamada, contudo o autor dos crimes não foi identificado e se evadiu do local.

Ante o acontecimento, a Ordem Santarena repudia os fatos, presta solidariedade a Paulo Borari e reforça a necessidade da adoção das medidas cabíveis. 

Leia também...

- OAB Santarém participa do lançamento de projeto que leva justiça e cidadania à comunidades rurais

A OAB Subseção Santarém, por meio da sua Comissão de Promoção à Igualdade Étnico-Racial, destaca que vem encampando os direitos de povos indígenas e povos e comunidades tradicionais, ratificados na Constituição Federal de 1988, no art. 5º, de que ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, e no art. 3º, de que é objetivo da República a promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. Continuaremos acompanhando o caso.

Fonte: OAB Subseção Santarém.